28 de junio de 2017
Em 10 de agosto de 2016, o Supremo Tribunal de Belize anulou a lei "anti-sodomia" do país (seção 53 do Código Penal), que criminalizava as relações sexuais consensuais entre adultos do mesmo sexo, como uma violação da Constituição de Belize. O Supremo Tribunal decidiu que a seção 53 violava as proteções constitucionais de igualdade, dignidade e privacidade pessoal. A proibição de "sodomia" de Belize foi a primeira em uma antiga colônia britânica no Caribe a ser revogada judicialmente.
Para comemorar o primeiro aniversário desta decisão histórica, várias organizações da sociedade civil LGBTI em Belize se reuniram e organizará a primeira Semana do Orgulho Gay no país em agosto (a semana de 6 de agosto). Este evento promete ser uma importante afirmação da igual dignidade das pessoas LGBTI em Belize - especialmente no momento em que a decisão do Supremo Tribunal está sendo apelada pelo governo da Belize - e representará um grande passo à frente em um país onde recentemente os ativistas têm sido foram forçados a evitar desfiles do Orgulho devido a ameaças, intimidação e medo da violência.
Hoje, 28 de junho, celebramos o LGBTI Pride Day, que comemora os tumultos de Stonewall que começaram nesta data em 1969 e são amplamente considerados como instigadores ao movimento de libertação gay. Muitos eventos do Orgulho são realizados durante o mês de junho (Mês do Orgulho LGBTI) em todo o mundo para reconhecer as pessoas LGBTI e suas contribuições para a sociedade. Em outros casos, como a Semana do Orgulho Gay de Belize, os eventos do Orgulhoe Gay comemoram um ponto de viragem na história LGBTI de um país (por exemplo, o Orgulho de Moscou em maio para o aniversário da descriminalização da homossexualidade da Rússia em 1993).
LGBTI Pride (ou Orgulho Gay) foi definido como a postura positiva contra a discriminação e a violência contra as pessoas LGBTI para promover sua auto-afirmação, dignidade e direitos iguais, aumentar a sua visibilidade como um grupo social, construir comunidade e celebrar a diversidade sexual e diversidade de gênero .
A primeira marcha do Orgulho Gay na história dos Estados Unidos ocorreu em Nova York nesta data em 1970 para marcar o primeiro aniversário dos tumultos de Stonewall. No ano seguinte, a Wikipédia indica que Orgulho Gay marchou em Boston, Dallas, Milwaukee, Londres, Paris, Berlim Ocidental e Estocolmo. Em 1972, as cidades participantes incluíram Atlanta, Brighton, Buffalo, Detroit, Washington D.C., Miami, Filadélfia e San Francisco.
Hoje, seria impossível listar as inúmeras cidades em todos os cantos do mundo que se juntam à "Marcha" do Orgulho global para comemorar pessoas LGBTI e exigir o pleno reconhecimento e proteção de seus direitos iguais. Orgulho, como coragem, é inspirador. E cheers para isso!
No entanto, o Orgulho ainda tem alguns lugares para alcançar. Infelizmente, a fobia e o estigma LGBTI - ainda prevalecentes em muitas regiões e comunidades e muitas vezes combinados com o ódio, medo e ignorância - tornam impossível a celebração de eventos públicos do Orgulho desafiadores, perigosos e, em muitos casos - Isto tem de acabar!
É por isso que o exemplo importante da primeira Semana do Orgulho Gay planejado por Belize é tão encorajador e uma lembrança de que exemplos semelhantes em outros países precisam ser suportados. Este site contém sugestões práticas para que os parlamentares tomem medidas, em seus diferentes papéis, para promover os direitos humanos das pessoas LGBTI. Por exemplo, em seu papel de representação, os parlamentares podem conhecer as organizações LGBTI, apoiar seus eventos, participar de desfiles do Orgulho e falar publicamente em apoio aos direitos e inclusão das pessoas LGBTI.
A extensão dos eventos LGBTI Pride a Belize e em outros lugares nos lembra que o amor pode superar o ódio e que o respeito mútuo é mais forte do que o preconceito. Por ocasião do LGBTI Pride Day, na PGA, gostaríamos de enfatizar a humanidade e a dignidade de todas as pessoas - independentemente da sua orientação sexual particular, identidade / expressão de gênero ou características do sexo - e o direito de todos a serem quem são e se orgulhar disso.
Español
Português
English